quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TIPOS DE CALVÍCIE

0
A calvície em padrão masculino (alopecia androgenética)

Essa é a causa mais comum de perda de cabelo em homens e, geralmente, ela é herdada, como também é sinal do efeito do hormônio masculino, DHT. Quase a metade dos homens enfrenta a calvície quando atinge os 50 anos. Na maioria deles, o cabelo diminui primeiro na testa, formando um "M". Então, o cabelo começa a sumir no topo do couro cabeludo. Eventualmente, o cabelo mais fino da frente e do topo se encontram, deixando somente um anel de cabelo ao redor da cabeça.


Marcel Thomas/FilmMagic/Getty Images
Matthew McConaughey tem o M comum

Coleção de Anwar Hussein/Getty Images
O Príncipe Charles tem o cabelo mais fino no topo da cabeça


Calvície em padrão feminino

A versão feminina da perda de cabelo pode afetar cerca de 1/3 das mulheres que já chegaram na menopausa. Diferentemente dos homens, o cabelo da parte da frente permanece, mas fica mais fino em toda a cabeça. A perda de cabelo nas mulheres pode causar grande ansiedade e afetar a auto-estima.
Alopecia areata

Ocorre em cerca de 1,7% da população e pode se desencadear em qualquer idade, afetando o cabelo da cabeça e também os pêlos do corpo. Pesquisadores acreditam que as pessoas são geneticamente predispostas a desenvolverem esse distúrbio e então, um vírus ou outro evento ambiental desencadeiam a perda de cabelo. A Alopecia areata é um considerada um distúrbio auto-imune, ou seja, o corpo ataca a si mesmo. Nesse caso, os glóbulos brancos atacam os folículos capilares, causando a queda de cabelo e diminuindo o processo de crescimento. Normalmente, o cabelo cai da raiz em uma área circular e cresce novamente após alguns meses. As variações dessa doença incluem alopecia totalis (perda de todo o cabelo do couro cabeludo) e alopecia universalis (perda de cabelo e dos pêlos do corpo).
Alopecia cicatricial

Queimaduras, infecções de pele por bactérias ou por fungos, ferimentos ou tratamentos com raio-X podem deixar cicatrizes no couro cabeludo impedindo o cabelo de crescer em algumas partes.
Eflúvio telógeno

A fase telógena é a última do ciclo de crescimento do cabelo, a fase de descanso. No fim desse estágio, o cabelo normalmente cai e o ciclo se inicia novamente. É normal perder cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia na fase telógena, mas as pessoas com eflúvio telógeno perdem muito mais. O eflúvio telógeno agudo pode durar cerca de seis meses. A versão crônica da doença pode persistir por anos. Algumas vezes, o eflúvio telógeno melhora sem tratamento. Em outros casos, a medicação (minoxidil) pode ajudar a restaurar o crescimento de cabelo.
Fio de cabelo defeituoso

Muito raramente, as pessoas nascem com cabelos esparsos ou frágeis devido a uma doença que prejudica os fios. Essas doenças são nolmalmente herdadas e entre elas estão: moniletrix, pili torti e tricotiodistrofia.
Tricotilomania

A tricotilomania, que vem das palavras gregas para cabelo (trico), arrancar (tíllein) e mania (manía), afeta cerca de 1 a 3% das pessoas. As pessoas com essa doença sentem um desejo impulsivo de arrancar os cabelos do couro cabeludo, dos cílios, da sobrancelha e da barba. Algumas pessoas fazem isso para aliviar a tensão, outras nem percebem quando estão fazendo. Cientistas acreditam que o distúrbio é causado por desequilíbrios nas substâncias do cérebro conhecidas como serotonina e dopamina. Também pode ser perigoso se as pessoas comerem o cabelo, o que conhecemos por tricofagia.


O mistério da bola de pêlo gigante


Em 2007, O The New England Journal of Medicine publicou uma notícia sobre uma jovem que vomitava depois de comer e que já havia perdido 18 quilos. Ao fazerem um exame, os médicos verificaram que dentro do estômago dela, havia uma bola de pêlo de 4,5 kg. A jovem comia seu próprio cabelo há anos. Quando os médicos removeram a bola de pêlo gigante, ela começou a se alimentar normalmente e a ganhar peso.

Stephanie Watson.  "HowStuffWorks - Como funciona a calvície".  Publicado em 15 de janeiro de 2008  (atualizado em 27 de março de 2009) http://saude.hsw.uol.com.br/calvicie1.htm  (03 de fevereiro de 2010)

No Response to "TIPOS DE CALVÍCIE"

Postar um comentário