segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Saúde à mesa

0



Você sofre com a sensação de estômago pesado e azia depois de comer?Saiba que os hábitos alimentares têm uma grande influência sobre digestão.O que fazer então para desenvolver uma boa digestão?

* Evite comer em excesso ou muito rápido.
* Evite líquidos durante as refeições.As bebidas,em especial as gasosas,incham o estômago dando a sensação de peso. 
* Mastigue bem os alimentos,se não o seu estômago trabalhará em dobro.
* Faça uso do chá verde,alecrim ou hortelã ajudam a ativar as enzimas digestivas.Tome uma xícars  10 minutos antes da refeição,sem adoçar.
*Abacaxi e mamão são excelentes colaboradores na digestão de proteínas,em função das enzimas que contêm.Basta comer uma fatia na sobremesa.


Mas atenção:se o incomodo for muito freqüente e vier acompanhado de sintomas como perda de peso e anemia,procure imediatamente um especialista para verificar a possibilidade de haver alguma doença.





Aliados da saúde


Uma alimentação equilibrada ajuda a evitar doenças como a osteoporose.À fim de previni-la,três minerais são essenciais no seu cardápio:

Cálcio:componente fundamental dos ossos,é o mineral mais abundante no corpo humano.Pode se4r encontrado em peixes,vegetais de folhas escuras,tofú(queijo de soja),leite e seus derivados.
 Fósforo:é um constituinte fundamentaldas células.Concentrado nos ossos,auxilia na mineralização do cálcio,contribuindo para a resistência óssea.Pode ser encontrado em ovos,carnes,grãos integrais e queijos.
 Magnésio:responsável por regular a absorção de minerais pelo organismo,contribuindo para a fixação do cálcio e do fósforo nos ossos.Pode ser encontrado em legumes e verduras,cereais integrais e frutas secas.Mas é importante lembrar que para esse trio fazer o seu trabalhodireito,o melhor é consumi-los desde jovem.
(Baseado em artigos da revista da coop-abrilde2008)




  






 

No Response to "Saúde à mesa"

Postar um comentário