quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OUTRAS CAUSAS DE PERDA DE CABELO

0

Outras causas de perda de cabelo

Os hormônios e os genes são as principais razões de as pessoas perderem cabelo, mas alguns outros fatores também podem atuar, desde doenças até medicações.
  • Doenças: diabetes (em inglês), lupus (em inglês) e doenças da tireóide podem causar queda de cabelo. Infecções no couro cabeludo podem deixar cicatrizes que impedem o crescimento do cabelo. Uma febre alta pode reduzir o crescimento de cabelo.
  • Tratamento de câncer: quimioterapia (em inglês) e radioterapia (em inglês) podem levar à perda de cabelo, mas normalmente, o cabelo volta a crescer após o final do tratamento.


Chemo patient
Kevin Laubacher/Getty Images
Muitos pacientes de quimioterapia raspam a cabeça antes que a queda de cabelo, comum ao tratamento, comece
  • Desnutrição: a falta de nutrientes em pessoas com distúrbios alimentares (em inglês), é uma causa para a perda de cabelo.
  • Medicações: os remédios que tratam artrite, depressão, problemas no coração, pressão alta e gota, assim como as pílulas anticoncepcionais têm a perda de cabelo como um dos efeitos colaterais.
  • Parto: o aumento dos hormônios durante a gravidez altera o ciclo capilar e previne a queda de cabelo. Após o nascimento do bebê, o ciclo normal se restabelece.
  • Tratamentos capilares: alvejantes químicos, tinturas, alisamentos e permanentes podem danificar o cabelo e torná-lo quebradiço se forem usados de maneira incorreta ou excessivamente. Tranças muito apertadas podem quebrar o cabelo e fazer cicatrizes no folículo, impedindo que ele cresça novamente.
  • Fumo: não é saudável e pesquisadores descobriram recentemente que o fumo também leva a um maior risco de calvície. Um estudo nos Arquivos de Dermatologia de 2007 descobriu que homens asiáticos que fumaram pelo menos 20 cigarros por dia ficaram mais propensos a ficarem calvos do que os que não fumavam. Os autores da pesquisa dizem que fumar pode danificar os folículos capilares.


Mitos sobre a calvície


Existem muitas histórias sobre como e por que as pessoas perdem cabelo. Veja a seguir a verdade por trás de alguns mitos envolvendo a calvície.
Mito: se o seu avô materno é careca, você também vai ser.
Fato: isso é, provavelmente, o maior mito sobre a calvície. A verdade é que você herda seus genes de ambos os lados da família - você precisa ver o seu avô materno e também o seu avô paterno para ter uma idéia de qual vai ser o futuro de seu cabelo.

Mito: massagem pode estimular o crescimento de cabelo enviando mais sangue para o couro cabeludo.
Fato: as pesquisas não encontraram ligação entre o fluxo sangüíneo e a perda de cabelo. Pelo contrário, a massagem vigorosa pode puxar o cabelo, causando a perda do pouco que restou.

Mito: cortar ou raspar o cabelo vai fazer com que ele volte a crescer com mais volume.
Fato: qualquer pessoa que já raspou o cabelo sabe que o cabelo que cresce novamente aparenta estar mais volumoso, mas é somente porque o cabelo é mais espesso na base do que nas pontas. Raspar e cortar não tem efeito real na espessura do cabelo.


Stephanie Watson.  "HowStuffWorks - Como funciona a calvície".  Publicado em 15 de janeiro de 2008  (atualizado em 27 de março de 2009) http://saude.hsw.uol.com.br/calvicie2.htm  (04 de fevereiro de 2010)

No Response to "OUTRAS CAUSAS DE PERDA DE CABELO"

Postar um comentário